segunda-feira, 29 de julho de 2013

Meu problema alimentar:

Sempre fui uma criança problemática em relação a comida. Não mamei quando era bebê, nem no peito e nem na mamadeira. A minha avó paterna (minha mãe de verdade), que sempre cuidou de mim sofria horrores com isso. Pelo menos de 20 em 20 minutos ela fazia alguma coisa pra ver se eu comia. Era vitamina, mingau, batata amassada, tudo que você pode imaginar, mas eu não comia. Ela chegava a me dar as coisas no conta gotas. Meu avô chegou a falar um dia que eu não ia escapar. Eu era um neném muito feio e magrinho hahaha.

Finalmente minha vó achou uma coisa que eu gostei: Danoninho. Era só isso, mais nada hahaha. Ela chegava a tirar ele da embalagem e colocar arroz, misturar com leite pra eu comer.

Fui crescendo e me alimentando um pouquinho melhor, já comia cebola, miojo, camarão e MC Donald´s (que tanto eim hahahaha). Só que eu sempre tive facilidade para vomitar. Às vezes era comer e já voltava tudo.

Na adolescência eu sempre tive muita dor de cabeça e passava muito mal com quase tudo que comia. Tinha dores de cabeças horrorosas, diarreia e vômitos.

Quando eu tinha por volta de 20 anos comecei a ganhar peso, mas não era pela minha alimentação, nunca fui de comer muita besteira e eu era a que menos comia na minha casa. Meu pai um dia foi numa nutricionista para rever a alimentação e ela pediu para ele fazer um exame de intolerância a lactose. O resultado foi positivo e ela me orientou a fazer também, já que é genético. Dito e feito: positivo. Sabe quando tudo vem a tona e você pensa: é isso então. Foi um alívio, mas também foi um desespero, sempre odiei leite puro, mas tudo que tem leite é tão gostoso (strogonoff, chocolate, bolo, pães, molho branco).

O que é a intolerância:

Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose (açúcar do leite).


No começo eu nem liguei muito, comprei a enzima que faz a quebra da lactose e continuei comendo tudo que eu comia antes. Mas aí meu peso continuava acima e eu me sentia extremante inchada, meu pé parecia um pãozinho de sal no final do dia e minha barriga parecia de grávida. Me sentia toda inchada e mal, sem disposição e cansada. Teve um dia que até fiquei sem ar e senti a minha garganta fechando.

Finalmente resolvi aceitar a minha situação hahaha e me comprometer a mudar de vez a minha alimentação. O médico que eu fui uma vez me falou que eu estava envenenando o meu corpo todos os dias e que um dia eu podia ter um colapso. Pesquisei muito sobre o assunto, procurei uma nutricionista pra me ajudar a substituir os alimentos e tirei lá do fundo do coração a força de vontade.

Não é fácil, não é legal, as coisas a base de soja ou sem a lactose não são muito boas, com raras exceções. Mas acabei me acostumando e quase não como mais derivado do leite de vaca. Só de vez em quando que como o strogonoff de carne da minha vó (o melhor do mundo) ou uma sobremesa. E também é chato quando você vai em uma festa que não é de família ou em aniversários. A solução é comer antes e resistir bravamente as coisas “proibidas”.


Vou mostrar alguns produtinhos que eu compro e gosto:


Essa é a enzima que eu tomo. Compro nos Estados Unidos porque aqui a caixa é por volta de 80 reais e lá é uns 10 dólares.







Adoro o queijo cottage! Achei esse no Supermercado Super Nosso. É ótimo e não perde nada em sabor pra qualquer outro. 






Sou completamente apaixonada pelos chocolates dessa marca. São uma delícia. Compro na Drogaria Araújo. Adoro o tradicional e o crocante.





Agora tem uma marca que chama BH Sem Glúten e tem muitas coisas sem lactose também. Compro o pão de forma que não tem os dois. Olha não é igual ao pão de forma "normal", mas depois de um tempo acabei gostando.
Já experimentei a massa pra mini pizza, coxinha de frango, lasanha e empada de frango. Gostei de tudo!!






Minha nova paixão é o yogurt da Danúbio. Amei o de morando, parece o meu amado Danoninho. 







Eu sou completamente apaixonada pela marca Good Soy. Até hoje não comi nada que não seja gostoso. Algumas coisas contém lactose, então tem que ficar de olho. O brownie deles tem sido a minha sobremesa preferida.








Realmente depois que começa a evitar a lactose a sua vida muda pra bem melhor. Não passo mais mal, me sinto mais disposta e de quebra perdi 8 quilos. E realmente não me sinto bem na maioria das vezes que eu dou uma escapadinha, mas de vez em quando vale a pena hahahahahahaha

Espero que eu tenho ajudado ao contar a minha experiência. Ah eu fiz o exame no Laboratório Hermes Pardini, dura umas 5 horas no máximo. Você toma um líquido cheio de lactase e eles vão tirando o seu sangue para medir não sei o que de hora em hora...


Se você tem..pode preparar, achei que ia morrer. Passei mal horrores..


Mas pelo menos descobri o que tenho e estou me sentindo muito melhor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário